Nossa História

Fundada em 1905 com a denominação de "Sociedade Mutuo Socorro" a hoje Sociedade Beneficente Cultural Recreativa Novalimense (sede Italiana) teve como fundadores um grupo de imigrantes italianos que vieram trabalhar nas minas de Nova Lima. As familias Italianas (entre elas Liboni e Zanforlim) compraram o terreno e edficaram a Sede da Sociedade.

Era um época conturbada, onde esses trabalhadores não podiam contar com leis trabalhistas.

Dessa forma a sociedade tinha como objetivo ajudar os associados que se encontravam desempregados ou que tinham sofrido algum tipo de acidente. O local que também serviu de escola para os filhos dos italianos proporcionou encontros de gerações em distintas datas comemorativas.

Em 1939, a segunda Guerra Mundial encontrava-se em ebulição. O Brasil participou diretamente do conflito e posicionou-se contra a Alemanha, a Italia, e o Japão.Os italianos que moravam ametrondados e no dia 10 de março, alteraram o estatuto para "Sociedade Beneficente Novalimense".ficando com suas atividaes paralizadas por mais de 40 anos.Em 1985 um grupo de brasileiros e italianos se uniram para reativar a sociedade, estabelecendo assim mais uma alteração em seu estatuto passando a chamar "Sociedade Beneficente Cultural Recreativa Novalimense". Desde entao realizam além de atividades culturais e recreativas, campeonatos e jogos amistosos de carater social. A sede dos italianos como é popurlamente conhecida é uma sociedade civil sem fins lucrativos sendo mantida pela taxa dos associados,locação do seu salão para realização de festas particulares e associados e eventos recreativos.

Além de ser registrada na Secretaria de Estado do Trabalho e Ação Social, a sociedade foi declarada como utilidade pública municipal pela Lei 1.139 de 1986, de autoria do entao Vereador Iguatemy Corrêa, e pela Lei estadual, pelo então Deputado Estadual Vitor Penido de Barros.